UBERLÂNDIA, ÚLTIMA PARADA
A cidade de Uberlândia, emancipada de Uberaba no final da década de 1880, é a principal e maior cidade do Triângulo Mineiro. Conta ainda com localização geográfica privilegiada, já que, com a sua malha rodoviária, está ligada aos grandes centros nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Os maiores centros econômicos do Brasil contam com Uberlândia como ponto de ligação.
Por conta desses atrativos mencionados, e alguns outros que abordaremos nesta seção, os imigrantes vêm para a cidade em busca de uma vida melhor, de um novo emprego ou apenas para conhecer e acabam ficando. Uberlândia se torna sua última parada.
Uberlândia, última parada. Uberlândia, 10/06/2019. Foto: Heuler Reis
"Udia City" e os Estados, Uberlândia, 10/06/2019. Foto: Helder Reis
carros chefe da economia
Cerca de 7.479.038 de reais do PIB municipal são de prestações de serviços (terciário). O setor terciário atualmente é a maior fonte geradora do PIB uberlandense. De acordo com o IBGE a cidade possuía no ano de 2008 21.492 empresas e 339 922 trabalhadores, sendo 183 888 pessoal ocupado total e 156 034 ocupado assalariado.
por que atrai tanto as pessoas?
Sabendo desses dados econômicos conseguimos entender por que Uberlândia atrai tanto as pessoas. Alguns outros dados nos auxiliam nesse entendimento: salários juntamente com outras remunerações somavam 2.358.463 de reais e o salário médio mensal no município é de 2,9 salários mínimos, segundo dados mais recentes. Uberlândia conta também com alguns dos maiores shopping centers da região do Triângulo Mineiro, como o Pratic Shopping, o Griff Shopping e o Center Shopping Uberlândia, considerado como o maior shopping center do estado e o sétimo do país. Amplos espaços de oportunidades de empregos.
Mencionamos o fator emprego, mas o clima da cidade, sua localização no Brasil, etc também moldam a imagem de "cidade da oportunidade" que Uberlândia possui.